A segurança hídrica e sua conscientização na sociedade

Para garantir o acesso à água potável a todos e todas, é necessário que a humanidade esteja ciente dos desafios perante a crise hídrica.

Diante das consequências causadas pelo estresse hídrico, a necessidade de falar e promover pautas ligadas à segurança hídrica torna-se urgente. O uso inconsequente da água coloca a vida humana em condições precárias, além de contribuir para o cenário trágico da perda de biodiversidade.

A segurança hídrica é um conceito aplicável, capaz de garantir a água potável de forma sustentável, onde a quantidade de recursos seja adequada para o desenvolvimento socioeconômico e o bem-estar humano.

Através da conscientização de diferentes setores da sociedade, é possível aplicar práticas que potencializam a sustentabilidade hídrica, capazes de reverter cenários catastróficos e assegurar a preservação de recursos naturais.

Para garantir a segurança hídrica, todos os setores da sociedade precisam atuar juntos
Para garantir a segurança hídrica, todos os setores da sociedade precisam atuar juntos. Foto: Getty Images

A segurança hídrica

De forma geral, a segurança hídrica pode ser alcançada a partir da adoção de uma série de medidas que visam garantir a disponibilidade do recurso natural com qualidade para todos e todas.

Tais medidas exigem o envolvimento de setores essenciais da sociedade, como o poder público, a iniciativa privada e a própria população. Considerando a responsabilidade de cada setor para a sustentabilidade hídrica, as medidas precisam de cooperação e conscientização para a sua eficácia.

Para garantir a eficácia da segurança hídrica, uma das principais medidas a serem adotadas é o investimento no saneamento básico. No Brasil, cerca de 50% da população não tem acesso a uma rede de esgoto adequada, contribuindo para a contaminação de corpos d’água.

A segurança hídrica também coloca o descarte de lixo e resíduos em evidência. Além da destinação incorreta de resíduos sólidos no setor industrial, a sociedade também contribui para a propagação do lixo no meio ambiente.

Uma pesquisa com famílias brasileiras revela que 70% das pessoas não separam o lixo, o que contribui para a poluição do solo e de corpos d’água. Para reverter essa situação, é necessário a adoção de hábitos sustentáveis no cotidiano.

A segurança de recursos essenciais para a vida humana também depende do próprio consumo consciente da água, assim como o reaproveitamento e investimento em práticas de preservação ligadas à sustentabilidade hídrica. Essas atitudes podem minimizar a escassez e contribuir para o combate à seca e desertificação.

Conscientização socioambiental

A conscientização é uma prática eficiente para estimular a mudança de hábitos. No atual cenário de estresse hídrico, desenvolver e promover ações que visam a segurança hídrica em diversos setores sociais se torna um elemento fundamental para a transformação.

De forma abrangente, conscientizar a sociedade para a segurança hídrica expande a compreensão, necessidade e importância da sustentabilidade. Além de reforçar, diferentes ações podem promover a mudança, de pequena a grande escala.

Contudo, as alternativas sustentáveis ainda não conseguem superar os impactos negativos. Para reforçar práticas mais eficientes, a organização não-governamental Global Footprint Network promove o Dia da Sobrecarga da Terra, que neste ano cai em 2 de agosto. A data traz um alerta de que a humanidade consumiu todos os recursos naturais que o planeta pode produzir e regenerar durante um ano.

Ações como essa, bem como práticas voltadas às políticas públicas ambientais, podem inspirar a humanidade a refletir sobre a sua relação com a água e o meio ambiente. A desmistificação da água como recurso inesgotável ainda pode ser, para muitas pessoas, um choque de realidade, mas é necessária para a disseminação de práticas sustentáveis.

O uso da tecnologia para a segurança hídrica

Aliadas à preservação da natureza, ferramentas tecnológicas apresentam resultados surpreendentes para a segurança hídrica. Com ferramentas inteligentes, a aplicação de alternativas sustentáveis garante eficácia e bons resultados.

O uso da tecnologia pode ser aplicado em diferentes setores, propagando conceitos de infraestrutura verde e de Soluções baseadas na Natureza (SbN). Para a produção de água, os sistemas inteligentes, como a TyQuant, são capazes de unir ferramentas completas e de baixo impacto ao meio ambiente.

As soluções tecnológicas possuem um caráter personalizável, que permite suprir a demanda exata de cada região para a segurança hídrica. A partir do monitoramento e planejamento, a qualidade da água pode ser assegurada, bem como a sua disponibilidade para a população e atividades essenciais.

A partir deste mapeamento tecnológico, é possível atuar para a redução do estresse hídrico e na realização de ações preventivas para a diminuição dos impactos causados por eventos climáticos extremos.

Com influência direta na tecnologia, sociedade e natureza, a conscientização da segurança hídrica, em maior escala, é capaz de promover um futuro mais sustentável, com responsabilidade ambiental e garantia de água limpa.

Conheça mais sobre a TyQuant

Cadastre-se para receber conteúdos promocionais, e de divulgação, relacionados com nossos serviços.

Ao clicar em cadastre-se, você concorda com nossa Política de Privacidade.