Gestão hídrica no Brasil: desafios e metas sustentáveis

Os cenários de crise hídrica demandam soluções eficientes e a curto prazo, que possam garantir o equilíbrio entre demanda e disponibilidade.

Garantir a segurança hídrica para toda a população é um dos principais desafios do país, que já apresenta cenários alarmantes de escassez e impactos sociais. A crise hídrica traz riscos para diferentes setores, que se estende para a economia, produção e população.

A escassez da água resulta na desarmonia entre disponibilidade e a necessidade, que aumenta a partir do crescimento populacional. É onde a gestão hídrica torna-se uma necessidade, capaz de oferecer soluções para corrigir lacunas no abastecimento e preservação.

Diante do cenário de escassez, uma gestão hídrica eficiente atua na preservação dos recursos naturais, bem como no uso consciente.
Diante do cenário de escassez, uma gestão hídrica eficiente atua na preservação dos recursos naturais, bem como no uso consciente. Imagem: AdobeStock

A gestão hídrica apresenta resultados eficazes a partir do desenvolvimento sustentável. Aliada das Soluções baseadas na Natureza (SbN), práticas como a infraestrutura verde apresentam ferramentas tecnológicas e embasamento científico.

Fazer uso de soluções sustentáveis pode transformar o futuro dos recursos hídricos. Diante do cenário de escassez, uma gestão eficiente atua na preservação dos recursos naturais, bem como no uso consciente.

Desafios, metas e soluções

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 35 milhões de brasileiros não têm acesso a um abastecimento de qualidade. Os fatores que contribuem para esse cenário passam pela falta de investimento, onde os serviços oferecidos não conseguem chegar até as áreas irregulares.

A desigualdade no abastecimento é resultado de uma infraestrutura cinza, com soluções complexas e não mais suficientes. Esse método é invasivo para a biodiversidade, afetando a recuperação de recursos naturais, que são impactados pelo uso desregulado.

Para transformar esse cenário, o investimento em infraestrutura verde é uma das metas de uma gestão eficiente. As suas alternativas são capazes de promover a segurança e aplicação de metas sustentáveis.

Além das soluções eficientes e sustentáveis, a gestão hídrica deve também promover a conscientização em diversos setores. A prática sustentável abrange os setores público e privado, capazes de unir esforços para repassar o comportamento de sustentabilidade hídrica para toda a sociedade. Na TyQuant, acreditamos que o avanço tecnológico pode se unir à preservação da natureza, com eficiência e segurança. A partir do planejamento e manejo do potencial hídrico de um território, o sistema de inteligência TyQuant promove a quantificação para produção de água, capaz de suprir os desafios da demanda e disponibilidade hídrica.

Conheça mais sobre a TyQuant

Cadastre-se para receber conteúdos promocionais, e de divulgação, relacionados com nossos serviços.

Ao clicar em cadastre-se, você concorda com nossa Política de Privacidade.