Infográfico revela os desafios na gestão da água no Brasil

Produzido pelo portal NetZero, com patrocínio da TyQuant, infográfico facilita o entendimento sobre os problemas e soluções para a escassez hídrica.

O Brasil, que detém mais de 13% de toda a água doce do planeta, enfrenta um paradoxo alarmante: a escassez hídrica que preocupa 81% da população. Essa é a conclusão de uma pesquisa recente da GlobeScan Radar, divulgada pelo WWF, que coloca em destaque a necessidade urgente de uma gestão adequada dos recursos hídricos no país.

De acordo com a pesquisa, apenas 15% dos entrevistados declararam não serem afetados pela falta de água, enquanto 40% relataram terem sido prejudicados de alguma forma. É um quadro alarmante que suscita a seguinte pergunta: como isso pode acontecer em um país que é um verdadeiro gigante hídrico?

Veja também

Uma das respostas está na distribuição geográfica desigual da água no Brasil. Cerca de 70% dos recursos hídricos do país estão concentrados na região Norte, habitada por menos de 7% da população nacional, enquanto nas áreas mais populosas e industrializadas, como o Sul e Sudeste, enfrenta-se carência de água.

Outro fator crítico é o desmatamento desenfreado, que cresceu nos últimos anos, comprometendo lençóis freáticos vitais. No Cerrado, onde nascem oito das principais bacias hidrográficas do Brasil, metade das áreas naturais já foi convertida em lavouras ou pastagens, aumentando a pressão sobre os recursos hídricos.

No infográfico abaixo, da série jornalística Caminho das Águas, é oferecida uma visão abrangente sobre o panorama da água no Brasil. De onde ela vem, para onde vai e, principalmente, por que uma gestão adequada dos recursos hídricos ajudará o país a fechar as torneiras do desperdício.

Infográfico traz uma visão abrangente sobre o panorama da água no Brasil.
Arte: NetZero

Conheça mais sobre a TyQuant

Cadastre-se para receber conteúdos promocionais, e de divulgação, relacionados com nossos serviços.

Ao clicar em cadastre-se, você concorda com nossa Política de Privacidade.