TyQuant e NetZero lançam e-book sobre panorama da água no Brasil e no mundo

Ao todo, o planeta é composto por 70% de água, porém a maior parte dela não é própria para uso, aumentando os riscos de uma crise hídrica global.

O risco imediato de uma crise global de escassez de água é algo que vem sendo alertado pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde março deste ano, quando houve a divulgação de um documento inédito apontando que o consumo desse recurso por parte da população mundial teve aumento de cerca de 1% ao ano nas últimas quatro décadas. O documento apontou também que essa taxa de crescimento deve continuar neste patamar até 2050 e que a escassez de água está se tornando endêmica, como resultado do impacto local do estresse hídrico físico, juntamente com a aceleração e a disseminação da poluição da água doce.

Diante deste cenário, a TyQuant, em parceria com o NetZero, portal de conteúdo dedicado à cobertura dos avanços da pauta ESG (Environmental, Social and Governance) no Brasil, lançou  o e-book “Caminho das Águas”, como parte de uma série jornalística homônima, que explica os motivos pelos quais um planeta tão abundante em água pode sofrer com sua escassez, além de trazer detalhes sobre quais são os desafios para abastecer a população mundial em constante crescimento com um recurso que, apesar de parecer abundante, não é.

O e-book pode ser baixado gratuitamente, clicando aqui.

O download do e-book Caminho das Águas é gratuito.
O download do e-book Caminho das Águas é gratuito. Imagem: Arte/TyQuant

A fonte da vida agoniza

O e-book “Caminho das Águas” traz um panorama detalhado sobre a água, somando-se a outros documentos publicados recentemente por organizações nacionais e internacionais, em voz uníssona na defesa desse recurso essencial para a vida, que é “um bem comum e não uma commodity”, segundo relatores de direitos humanos, da ONU.

Para se ter uma ideia da gravidade do problema, atualmente, cerca de 8 bilhões de pessoas habitam o planeta Terra, sendo que, deste montante, 3,6 bilhões não possuem acesso à água potável. Isso porque, o consumo excessivo, o uso irracional e as mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global têm contribuído para a escassez desse recurso.

Como sabemos, a Terra é composta por 70% de água, sendo este o principal motivo pelo qual é chamada por muitos de “Planeta Azul”. Contudo, boa parte desse percentual é de água salgada e está presente nos mares e oceanos, sendo considerada imprópria para uso doméstico.  A fração de água doce no mundo é de apenas 2,5% – sendo que a maior parte está congelada nas calotas polares (70%) ou enterrada nos aquíferos subterrâneos (29%). A água doce superficial representa apenas 1% da quantidade total.

Mesmo o Brasil, que concentra cerca de 13% de toda água doce superficial do mundo, sofre com a distribuição irregular dos recursos hídricos. De acordo com informações da ANA (Agência Nacional de Águas), mais de 35 milhões de brasileiros e brasileiras não possuem acesso à água tratada e o sistema de abastecimento de água potável gera 37% de perdas, em média.

Além disso, a ausência de tratamento de esgoto coloca em xeque cerca de 110 mil quilômetros dos rios brasileiros que recebem os dejetos. Para resolver tal problema, seria necessário um investimento na ordem de R$ 150 bilhões até o ano de 2035.

Série jornalística

Lançada em agosto, a série jornalística “Caminho das Águas”, produzida pelo portal NetZero e patrocinada pela TyQuant, busca trazer luz sobre os problemas e soluções para a escassez de água potável, bem como chamar a atenção para os desafios de uma gestão hídrica mais eficiente, principalmente em um país como o Brasil, de proporções continentais, onde a distribuição deste recurso não ocorre de forma equânime. Ao apoiar esta iniciativa, a TyQuant reforça o seu compromisso em fomentar o debate sobre as mudanças climáticas e seus efeitos, além de buscar transmitir a mensagem de que ainda é possível fechar a torneira do desperdício e do uso irracional da água, revertendo este cenário.

Conheça mais sobre a TyQuant

Cadastre-se para receber conteúdos promocionais, e de divulgação, relacionados com nossos serviços.

Ao clicar em cadastre-se, você concorda com nossa Política de Privacidade.