Indústria sustentável: soluções para a crise hídrica

Através de práticas inovadoras, a indústria não apenas se adapta à escassez, mas também lidera o caminho rumo a um futuro hídrico mais seguro e sustentável.

Para assegurar a qualidade da água e sua disponibilidade, a gestão hídrica é um processo que perpassa desde o abastecimento até a demanda de setores da indústria. Enquanto a água é primordial para o desenvolvimento, a gestão revela-se fundamental para a segurança hídrica.

Diante dos desafios da escassez hídrica, a ausência de uma gestão eficaz se revela a partir de cenário de crise. No Brasil, pesquisas apontam que, desde 2012, o país registra casos críticos de escassez hídrica. A falta de água em regiões historicamente prejudicadas pela seca, como o semiárido nordestino, se potencializa a partir do crescimento da população.

Na indústria, a reutilização de efluentes é uma das práticas sustentáveis que reduz custos e contribui para a preservação ambiental.
Na indústria, a reutilização de efluentes é uma das práticas sustentáveis que reduz custos e contribui para a preservação ambiental. Foto: Getty Images/Canva

Segundo os dados do Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH), o impacto da escassez de recursos naturais, até o ano de 2035, pode afetar 74 milhões de brasileiros, se não houver medidas efetivas de gestão e preservação. No setor produtivo do país, algumas alternativas foram aplicadas e têm mostrado eficiência na segurança hídrica.

Iniciativas de gestão hídrica na indústria

A reutilização de efluentes industriais é uma das práticas sustentáveis que proporciona redução de custos e contribui para a preservação ambiental. De acordo com o Portal da Indústria, a reutilização diminui a competição pela água e favorece a economia circular, reafirmando a importância de valorizar o potencial hídrico, e não simplesmente usufruir.

No Brasil, alguns setores já se destacam pelo reuso da água a partir da gestão hídrica. A produção de cana-de-açúcar, por exemplo, registrou em São Paulo uma redução de 60% no uso da água. E a prática não causou efeitos negativos na produção, que registrou 150% de aumento. O setor de mineração também é reconhecido pela eficiência na gestão hídrica. O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) revela que as principais empresas do país reutilizam mais de 80% da água consumida. A partir da união entre tecnologia e sustentabilidade, o setor investe em estratégias capazes de fornecer segurança hídrica para a produção e a população.

Para saber mais sobre sustentabilidade na indústria, confira as notícias e artigos selecionados:

Conheça mais sobre a TyQuant

Cadastre-se para receber conteúdos promocionais, e de divulgação, relacionados com nossos serviços.

Ao clicar em cadastre-se, você concorda com nossa Política de Privacidade.