Estudo prevê poluição da água e crise hídrica até fim do século

Publicado na revista Nature, pesquisa mostra que áreas como parte da América do Sul, África subsaariana e sudeste da Ásia serão as mais afetadas.

A poluição da água criará uma crise de abastecimento até o ano de 2100, afetando cerca de 5,5 bilhões de pessoas em todo o planeta, de acordo com estudo publicado na revista Nature Water, em 17 de julho de 2023.

Conduzida por cientistas holandeses, a pesquisa mostra que o aumento da carga de poluentes no ar, a retirada de águas superficiais e regimes hidrológicos, impulsionados pelas mudanças climáticas e o desenvolvimento econômico das sociedades são fatores que contribuem para a poluição global da água.

Poluição da água pode trazer crise de abastecimento em diversas partes do mundo.
Poluição da água pode trazer crise de abastecimento em diversas partes do mundo. Foto: Pexels

A pesquisa também revela que áreas como parte da América do Sul, África subsaariana e sudeste da Ásia sofrerão os efeitos, podendo ficar expostas a águas poluídas, levando a uma crise de abastecimento. Em contrapartida, nos países mais ricos, os índices de poluição da água e de substâncias que podem causar doenças tendem a diminuir por conta de um melhor tratamento hídrico.

Neste ano, no Dia Mundial da Água, a Organização das Nações Unidas já tinha feito um alerta de que o planeta está sob “risco iminente” de escassez de água, devido às mudanças climáticas e ao consumo excessivo. No mundo, cerca de 2 bilhões de pessoas não têm água potável de qualidade e outras 3,6 bilhões sequer saneamento, segundo a edição de 2023 do Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água da ONU.

O acesso à água de qualidade e em quantidade é fundamental para a vida humana. Além de desempenhar diversas funções que garantem um bom estado fisiológico do corpo, o consumo de água limpa e tratada também reduz a incidência de doenças de veiculação hídrica, contribuindo para a queda da mortalidade infantil.

Confira as principais notícias sobre o estudo:

Conheça mais sobre a TyQuant

Cadastre-se para receber conteúdos promocionais, e de divulgação, relacionados com nossos serviços.

Ao clicar em cadastre-se, você concorda com nossa Política de Privacidade.